segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Idolatria
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. (1Tm 2:5,6a)
O Salmo 115 é a crítica mais aberta e famosa a idolatria de ídolos existente na Bíblia, visto que Deus é o único digno de adoração, não proceder dessa forma é um enorme sacrilégio, é cometer um pecado diretamente contra o Pai, vejamos o que está escrito no Salmo 115 versículos de 3 à 8:
“O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles (povos idólatras), de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.”
A Bíblia demonstra que é insanidade pedir algo a ídolos que não podem fazer nada em benefício próprio, por isso ela afirma que são iguais a seus ídolos quem os fabricam ou acreditam neles, pois quem assim agem fecham seus corações para a verdade de Deus e nada pode ser feito pois comportam-se como seus ídolos, são como estatuas diante da palavra divina.
Em algumas culturas esses ídolos são considerados divinos em si mesmo, porém no Brasil é mais comum as pessoas utilizarem ídolos como “representação de um ser divino” para falar com Deus, vejamos o que o próprio Jesus diz sobre como se deve chegar ao Pai:
“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” Jo. 14:6
Jesus diz que quem quiser se achegar ao Pai deve utilizar O CAMINHO, ou o ÚNICO CAMINHO que é Ele mesmo, logo, a explicação de que ídolos são apenas representação de um ser divino está totalmente equivocada visto que o único divino capaz de nos levar até Deus é Jesus, logo, nossa fé não deve ser exercida por meio de uma imagem/objeto/ou seres da natureza, mas nas palavras por Ele ensinada como vimos no item Fé.
Ídolos nem sempre são estatuas feitas por mãos humanas, Jesus combateu muito a idolatria que os Judeus tinham pela religião muitas vezes colocada acima e muito além do que o próprio Deus havia ordenado. Existe idolatria ao poder, dinheiro, desejos carnais, miséria (muitos são miseráveis por estarem acomodados com a certeza de que sempre alguém lhe estenderá a mão para lhe dar algo), fama, ou seja, tudo aquilo que o ser humano coloca prioritariamente acima de Deus é um tipo de idolatria, por isso o próprio Jesus disse “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” Mt. 6:21, se a prioridade não é Deus, o nosso coração O está colocando em segundo plano, e isso é um absurdo para com o Pai.
Deus sendo o ser SUPREMO é um enorme sacrilégio colocá-lo em segundo lugar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário