sábado, 8 de janeiro de 2011
Trindade
Pois são três os que dão testemunho no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (I Jo. 5:7,8).
A palavra Trindade não aparece na Bíblia, mas o seu ensino está implícito, pois várias passagens declaram que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus.
Há apenas um Deus, mas na unidade da divindade, há três pessoas eternas, iguais entre si, idênticas em substância, mas distintas em existência (ou subsistência).
A trindade é um grande mistério, não são três deuses, mas um só Deus manifesto em três pessoas conforme I Jo. 5:7,8.
Existem várias analogias, mas nenhuma consegue explicar adequadamente a trindade, porém esta é uma doutrina de suma importância.
Desde o primeiro versículo da Bíblia fica claro que Deus não está só e não está dividido em três pessoas. O primeiro versículo da Bíblia diz: “No princípio Deus criou o céus e a Terra” (Gn. 1:1).
Em hebraico – língua por qual foi escrito o antigo testamento – a palavra Deus é Elohim e indica pluralidade, porém é aplicada no singular, ou seja, Deus não está só, porém não são “deuses” e sim um único Deus que subsiste em três pessoas como a Bíblia nos mostra. Essa explicação é difícil, pois no português não existe uma palavra como Elohim, porém logo a frente em Gn. 1:26a Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, nesta passagem fica claro até mesmo em português que Deus não está só.
Deus é a primeira pessoa da Trindade e isso é explícito na Bíblia.
Jesus é a segunda pessoa da Trindade, podemos ver isso em Jo. 1:1 “No princípio era aquele que é a Palavra (Jesus é a palavra). Ele estava com Deus, e era Deus”.
O Espírito Santo procede do Pai e também é um com/como o Pai e o Filho. Jesus diz em Jo. 14:16,17a “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da Verdade.” A palavra outro utilizada aqui em grego – língua por qual foi escrito o novo testamento – é ALLOS que significa “outro da mesma espécie e tipo”, ou seja, em uma única passagem Jesus “O divino filho de Deus” mostra que o Espírito Santo procede do Pai (“E eu pedirei ao pai”) e mostra que o Espírito Santo é tão divino quanto Deus e Jesus.
As três pessoas são mencionadas como pessoas distintas, mas associadas com um só ser, por exemplo:
• No batismo: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo em (Mt. 28:19).
• Na benção apostólica: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo em (II Co. 13:13).
Os três possuem atributos divinos explícitos em várias passagens bíblicas:
1. Eternidade: Pai (Sl. 90:2); Filho (Cl. 1:17); Espírito Santo (Hb. 9:14).
2. Onipresença: Pai (Jr. 23,24); Filho (Mt. 28:19); Espírito Santo (Sl. 139:7).
3. Onisciência: Pai (I Jo. 5:20); Filho (Jo. 21:17); Espírito Santo (I Co. 2:10).
4. Onipotência: Pai (Gn. 17:1); Filho (Mt. 28:18); Espírito Santo (I Co. 12:11).
5. Santidade: Pai (I Pe. 1:16); Filho (Lc. 1:35); Espírito Santo (Ef. 4:30).
6. Amor: Pai (I Jo. 8:4, 16); Filho (Ef. 3:9); Espírito Santo (Rm. 15:30).
7. Verdade: Pai (Jr. 10:10); Filho (Jo. 14:6); Espírito Santo (Jo. 16:3).
A obra da trindade na salvação:
• O Pai: Enviou o Filho.
• O Filho: Através de sua morte nos redimiu.
• O Espírito Santo: Realiza e aplica a obra da salvação, nos convence e santifica.
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