Em que cremos



1 - Inspiração das Escrituras

Cremos na inspiração Divina, Verbal e Plenária das Escrituras Sagradas.

Cremos que ela é a Palavra do Deus vivo, imutável, infalível, única e final autoridade em assuntos de fé e prática. (II Tm. 3.16,17; II Pe 1.20,21).



2 - Trindade Santa

Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, coexistentes, eternos, oniscientes, onipotentes e onipresentes. (Dt 6.4; Mt 28.19; II Co 13.13; Lc 1.35; Jo 1.14).



3 - Criação do Universo

Cremos na criação do universo pelo Deus triuno e de tudo que nele existe, feito do nada, somente através da sua palavra, conforme relatado no livro de Gênesis. (Hb 11.3; II Pe 3.5).



4 - Existência de Satanás

Cremos na existência real de Satanás, seus demônios e em seu presente controle sobre o homem não regenerado. (Ef 2.2; I Pe 5.8).



5 - Jesus Cristo

Cremos na Divindade do nosso Senhor Jesus Cristo, Unigênito Filho de Deus, único mediador entre Deus e os homens, sua eterna pré-existência.

Cremos no nascimento virginal de Jesus pelo poder do Espírito Santo, na sua vida sem pecado, seus milagres, sua morte vicária e expiatória, em sua morte e ressurreição física dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, assentado à destra do Pai e sua intercessão pelos salvos. (Jo 1.1-3; Lc 1.30-35; Rm 8.34; At 1.9; Hb 1-3).



6 - O Homem

Cremos na queda do homem e seu estado perdido que o destituiu da glória de Deus e que somente o novo nascimento através do arrependimento e da fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo o pode salvar (At 2.38; At 3.19; Rm 3.23-26; Jo 3.3).



7 - Batismo nas Águas e Santa Ceia

Cremos no batismo nas águas e na santa ceia como ordenanças deixadas pelo nosso Senhor Jesus Cristo, sendo que:

O batismo nas águas, feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é o testemunho público de uma nova vida em Cristo. (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12).

A Santa Ceia é uma ocasião solene onde de maneira concreta nos lembramos da obra redentora de Cristo na cruz e que um dia Ele voltará, é uma cerimônia de adoração e comunhão com Cristo e com os irmãos, onde participamos do pão e do cálice, elementos que nos falam do corpo que foi partido e do sangue que foi derramado por causa de nossos pecados. A ceia do Senhor é um símbolo da nossa participação no sacrifício e vitória de Cristo e também da união espiritual com todos os crentes. (I Co 11.23-32; Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.15-20).



8 - Espírito Santo

Cremos no recebimento do Espírito Santo no ato da salvação, no poder de Deus fluindo na vida do salvo através do Espírito Santo conforme ensinado por Jesus em João 7.38, 39.

Cremos na atualidade das manifestações dos dons do Espírito Santo para a edificação da Igreja conforme sua soberana vontade. Na sua atuação indispensável para a regeneração, para a santificação e para a capacitação dos crentes para o testemunho eficaz. (At 1.8; 2.1-4; I Co 12.1-12).



9 - Compromisso com a Igreja local.

Cremos que, tendo aceitado o Senhor Jesus como Salvador pessoal e Rei, e tendo assim nascido na família e no corpo visível da Igreja do Senhor, é sagrado dever do crente, identificar-se com a Igreja e trabalhar com maior entusiasmo pela edificação do Reino de Deus, que viva em cristã comunhão na unidade do Espírito, adorando a Deus, lendo e proclamando sua Palavra, trabalhando para a salvação de almas, dando dos seus meios temporais e financeiros através dos dízimos e ofertas para promover a obra de Deus, edificando, encorajando e trabalhando harmoniosamente juntos, como filhos amados que embora sejam muitos, são um só corpo, do qual Cristo é a cabeça. (Hb 10.24,25; At 2.40-47).



10 - Segunda Vinda de Cristo

Cremos na segunda vinda pré-milenar de Cristo em duas fases distintas: Primeira-Invisível ao mundo para arrebatar a sua Igreja fiel da Terra, antes da Grande Tribulação; Segunda-Visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos. (I Ts 4.16,17; I Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14).



11 - Juízo Final – Céu e Inferno

Cremos no juízo vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis ao inferno e a separação eterna de Deus (Ap 20.11-15), cremos na vida eterna no céu de gozo e felicidade para os fiéis, e no inferno (Geena) de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).