sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Deus



Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. (Os. 6:3 a)

A existência de Deus é incontestável, a Bíblia não se preocupa em prová-la, pois podemos ver a revelação de Deus na natureza, na história, na revelação de Cristo e também através do testemunho da própria Bíblia.
A Bíblia afirma em Sl. 14:1 e Sl. 53:1 que quem ignorar a existência de Deus é tolo, quando olhamos para a criação é inconcebível afirmar que não exista um criador, assim como todo projeto tem um arquiteto, contemplando a criação, entendemos que há um Criador.

Não acreditar que Deus existe é negar o que todo ser humano sente de maneira intuitiva em seu interior, ou seja, “alguém fez tudo isso”.
Considere esta primeira situação: Ao olharmos para um relógio de pulso sabemos que alguém em alguma parte do mundo o fez, pois é uma criação mecânica/digital que requer inteligência para ser criada, como ele foi feito não sabemos, mas reconhecemos que alguém o fez. Assim é o nosso sentimento em relação ao universo e tudo o que nele existe, acreditamos que “um ser superior” o fez, pois tudo demonstra que só “alguém com uma capacidade superior” poderia fazer tudo isso. Assim como o engenheiro que criou o relógio domina seu equipamento, Deus que criou o universo tem pleno domínio sobre sua criação.

Considere esta segunda situação: Ao olharmos para um relógio de pulso fica difícil acreditar que em algum lugar do mundo ocorreu uma explosão e no meio dela apareceu um relógio dentro de uma caixa embalada e com preço para ser posto em uma vitrine a fim de ser vendido. Acreditar que toda a matéria que existe no universo se organizou naturalmente em um único momento fruto de uma explosão inexplicável onde foram criados estrelas, planetas, sistemas ecológicos, seres vivos como eu e você que são muito mais complexos que um relógio de pulso, exige muito mais FÉ do que acreditar que alguém tão superior criou todas as coisas. Por isso até mesmo para acreditar que Deus não existe é necessário uma FÉ MUITO MAIOR do que para acreditarmos que ele existe.

A intuição da existência de Deus é uma marca da criação divina, nosso espírito clama por se relacionar com o pai celestial.
Ele se revelou aos homens porque deseja relacionar-se conosco. Através da Bíblia podemos conhecê-lo, conhecer seus propósitos e desenvolver um relacionamento com Ele.
Deus possui atributos absolutos e incomunicáveis, ou seja, só Deus os possui:

Unidade: Deus único;
Infinito: Não tem fim, nada o pode limitar;
Eternidade: Não está sujeito ao tempo;
Imutabilidade: Sua natureza não muda (será sempre bom, justo e reto);
Soberania: Ele é o governante supremo;
Onipotência: Possui todo o poder;
Onisciência: Conhece todas as coisas;
Onipresença: Está em todo lugar (Não em todas as coisas, pois essa crença é panteísmo);

Deus também possui atributos relativos e comunicáveis com sua criação, os seres humanos os têm de maneira limitada:

Justiça: Retidão moral, imparcialidade;
Amor: Busca do bem maior das outras pessoas. Deus é Amor;
Verdade: Coerência com tudo que é representado pelo próprio Deus. Deus é verdade;
Retidão: Honestidade, Deus não pode fazer nada errado;

Apesar de toda a grandeza de Deus, ele limita-se de sua glória para poder relacionar com o homem, isso ocorre desde o início de tudo, sempre partiu da imensa bondade de Deus relacionar-se com o homem, foi Deus que criou o homem e não o contrário, quando o homem errou no jardim do Éden desobedecendo a Deus, foi Deus que procurou o homem a tarde para relacionar-se com ele, pois o homem estava em pecado e fugia de Deus.

Quando a humanidade estava em total desligamento com o Pai, Deus ajudou o único justo que tinha na Terra, Noé, a salvar sua família e por consequência toda a geração humana. Novamente quando o homem estava pronto a entronizar o próprio EU na torre de Babel a fim de alcançar a Deus, novamente o Pai em sua imensa misericórdia os confundiu para que não fosse estabelecido um reino de arrogância e dominasse a Terra, e por fim, quando a humanidade mais uma vez estava distante de Deus, o Pai escolheu o justo Abrão para que da linhagem/herança viesse o Salvador Jesus para de uma vez por todas comprar-nos desse sistema mundial anti-Deus.

Veja que desde o início Deus vem limitando-se em sua glória para relacionar-se com o homem. É fato que Deus é poderoso e é justiça, porém ele não se cansa de demonstrar que também é Pai e que quer um relacionamento sadio com a sua criação, a história nos mostra que Deus nunca mediu esforço para isso.

Nenhum comentário: