segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Israel



Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. (Gn. 12:1-3)

A palavra de Deus nos foi revelada em um contexto judaico-cristão. Toda a narrativa bíblica desde a criação do mundo até as revelações do que hão de acontecer nos finais dos tempos foram reveladas nesse contexto.

Por esse motivo é que as igrejas cristãs citam Israel da antiguidade, e também esse é o motivo de muitas confusões a cerca de vários assuntos que tratam especificamente da tradição judaica e que muitos cristãos insistem em fazer de normas para todos mesmo não sendo judeus.

O cristianismo judaizante surgiu já nos primórdios da igreja, o termo judaizante (ioudaizô) significa “viver como judeu” e aparece uma única vez no Novo Testamento em Gálatas 2.14, quando Paulo repreende Pedro que sendo judeu vivia como gentio querer obrigar os gentios a viverem como judeus. O apóstolo Paulo combateu essa prática sendo duramente perseguido e acusado de pregar contra a lei mosaica, tanto pelos judeus cristãos como pelos não cristãos.

O termo judaizante reflete a prática dos cristãos de origem judaica (a maioria oriunda da seita dos fariseus) de insistirem em que os gentios vivessem de acordo com as leis mosaicas, observando os sábados, a circuncisão, as regras alimentares, etc. Eles criam ser necessário, além de Cristo a obediência à lei, e não percebiam que esta prática era uma tentativa de justificação pelas obras da lei.

Contudo a lei não pode salvar ninguém, como está escrito em Gálatas 2.16:
“sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado.”

Deus escolheu esta nação para que por meio dela viesse o Salvador, existem muitas promessas específicas para este povo, porém o mais importante para nós é que do meio deste povo foram levantados pessoas cheias do Espírito Santo que receberam a palavra divina que hoje nós conhecemos e que predizia a Cristo que nos foi dado por meio desta nação.

Nenhum comentário: