sábado, 8 de janeiro de 2011

Jesus



E vocês? Perguntou ele. Quem, dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o cristo, o Filho do Deus Vivo. (Mt. 16: 15,16)

Quem foi esse homem chamado Jesus? Existem diversas opiniões, mas com certeza ninguém pode negar que Jesus foi uma pessoa extraordinária, pois nenhum ser humano causou tanto impacto como Ele, a ponto de dividir a história em a.C. (Antes de Cristo) e d.C. (Depois de Cristo).

Jesus não era simplesmente um homem ilustre, Ele é único, seu nome significa Salvador Ungido, a Bíblia declara que Ele é o Filho de Deus, o próprio Jesus se declara Deus, “Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Sou, disse Jesus”. Mc. 14:61b, 62a.
Ele é a revelação de Deus à humanidade, Ele é o caminho a verdade e a vida e o único que pode nos levar a Deus.

Jesus possuía duas naturezas,era plenamente homem e plenamente Deus, como vimos anteriormente no item Trindade Jesus é eterno e existe desde sempre como o Pai e o Espírito Santo e é divino como eles, no entanto ao encarnar como homem abdicou de sua glória e mesmo sendo divino foi tão humano quanto qualquer um de nós, visto que nasceu, cresceu, viveu como todo ser humano sentindo todas as limitações humanas como fome, sede, cansaço, tristeza, tentações e morte.

O sentido de Jesus ter vindo como homem foi de mostrar identificação com nossas limitações e ser aprovado por Deus em todas as situações do cotidiano humano para que sua morte fosse a substituição perfeita por nossos pecados, visto que os sacrifícios estabelecidos anteriormente não tinham um poder de salvação permanente e caíram em um nível de ritualismo entre os homens onde a essência do arrependimento e desejo de ter uma vida integra para a glória de Deus havia se perdido, por isso que antes de entregar-se pela humanidade Jesus Cristo ensinou a todos como é que se deve viver alguém que demostra real gratidão por ter Deus como único Senhor de sua vida. A entrega de Jesus por nós é a maior prova de amor que a humanidade já recebeu.

A sua ressurreição é um fato, pois apareceu a várias pessoas conforme diz a Bíblia; após ressuscitar Jesus possuía um corpo real que era identificado com o que fora colocado no túmulo, porém não era mais sujeito à morte e limitações visto que apareceu em meio aos discípulos.
Sua ressurreição prova que era Filho de Deus e confirma o que estava escrito no antigo testamento.

Para os “CRENTES EM JESUS” sua ressurreição é a base da nossa fé, garantia da nossa salvação, garantia de vitória sobre o diabo, a morte, e o pecado e garantia de ressurreição no grande dia do julgamento da humanidade (Grande dia do Senhor) onde os como salvos iremos morar definitivamente com Deus.
Para os não crentes a ressurreição de Cristo significa também a ressurreição de todos no dia do juízo, porém serão ressuscitados para a condenação eterna, pois não se arrependeram de suas vidas erradas.
Após ressuscitar, Jesus subiu aos céus e recebeu a glória que possuía antes que o mundo existisse, glória que deixou para vir a Terra. Recebeu nome que é sobre todo nome, assentou-se a direita de Deus e recebeu todo poder e autoridade, foi constituído cabeça da igreja e enviou o Espírito Santo para realizar a obra da salvação entre os homens.

Atualmente Jesus é nosso advogado que intercede por nós e único mediador entre o homem e Deus, futuramente no dia determinado pelo Pai, Jesus voltara e buscará os seus.
Glória ao Pai, O único sabedor de todas as coisas!

Nenhum comentário: