terça-feira, 15 de março de 2011

Onde encontrar refúgio.




Vivemos em um mundo onde existem guerras, violência, egoísmo, desigualdades sociais, onde as pessoas estão em busca de algo que lhes de segurança.
Alguns pensam que se tiverem dinheiro estarão seguros, outros colocam sua segurança em um bom emprego, há ainda os que acreditam que morar em um bairro tranquilo vai mantê-los seguros.

A busca pela segurança não é novidade, já na antiguidade os povos construíam muros ao redor das cidades para se protegerem, algumas cidades eram verdadeiras fortalezas. Pensavam que isto os manteria em segurança, ou que seus recursos proveriam meios para enfrentar as adversidades. Mas o que realmente significa estar seguro nesta vida? Será que uma vida sem problemas ou aflições é sinônimo de segurança?

No salmo 46, vemos o salmista declarar que: “Deus é o nosso refugio e fortaleza socorro bem presente nas tribulações”
O que o salmista esta nos ensinando é que a nossa verdadeira segurança não está em coisas ou em pessoas, mas em Deus. Quando ele chama Deus de refúgio e fortaleza significa que em Deus estamos verdadeiramente protegidos, mesmo que nesta vida passemos por aflições sabemos que ele estará sempre ao nosso lado, pois Ele é o nosso socorro bem presente nas tribulações, a nossa vida pertence a Ele.

Mesmo que este mundo seja abalado, montes estremeçam águas rujam ao ponto das coisas perderem a estabilidade, para os que confiam em Deus as águas são como o rio que alegra a cidade de Deus, pois produz vida, sacia e traz refrigério.
Neste salmo temos a promessa de que Deus nos ajudará e que nele podemos permanecer firmes, pois novamente o salmista diz que Deus esta conosco e é nosso refúgio (lugar seguro).

Diante disso somos convidados a contemplar e reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo, que apesar de caído e muitas vezes caótico não está fora do controle de Deus, por isso devemos adorá-lo e exaltá-lo, pois mesmo diante desse quadro o salmista conclui enfatizando que Deus está conosco e é o nosso refugio.
Portanto, espero que você confie em Deus e saiba que segurança verdadeira somente em Jesus!

Nenhum comentário: