sábado, 8 de março de 2014

Os desafios da mulher cristã do século XXI


 Ao lermos a passagem da mulher virtuosa, por vezes achamos ser impossível atingir tal padrão. A mulher do século XXI é sinônimo de pluralidade quando se trata de desempenhar papéis e funções, portanto em alguns aspectos somos semelhantes a mulher descrita. Contudo o grande desafio da mulher cristã do século XXI, não reside no fato de ser “perfeitinha” ou “conquistar seu lugar ao sol”, mas sim em manter a integridade e conduta condizentes com o papel designado a nós por Deus. A segunda onda do movimento feminista entre as décadas de 60 e 70 produziu um forte sentimento de antagonismo entre os sexos e, além disso, produziu nas gerações posteriores homens e mulheres confusos.

Analisemos então o texto e façamos um paralelo com algumas características da mulher do século XXI:

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar!
É muito mais valiosa que os rubis. (CONFIÁVEL)
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. (CONFIÁVEL)
Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. (CONFIÁVEL)
Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. (DILIGENTE)
Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. (DILIGENTE)
Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca. (DILIGENTE)
Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. (DILIGENTE)
Vemos que a mulher do provérbio 31 é alguém que honra a Deus cumprindo o papel comissionado a ela: Auxiliadora. 

A pós-modernidade impôs tanto peso às mulheres que hoje podemos observar muitas mulheres inseguras e frustrado sendo assim, seu marido não pode confiar nela. Ela é fácil de reconhecer dentre muitas, pois está frequentemente infeliz, insatisfeita consigo mesma, tenta compensar suas frustrações no consumismo.
Para meditarmos: Temos sido auxiliadoras de nossos maridos?

Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.(CUIDA DA CASA E DE SI)
Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. (HONRA O MARIDO)
Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. (CUIDA DA CASA E DE SI) Fala com sabedoria e ensina com amor. (ENSINA)
Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. (ENSINA PELO EXEMPLO)
Uma vida de amor e dedicação são marcas da mulher segundo o coração de Deus.

A demanda por uma carreira desejável, estabilidade ou mesmo reconhecimento faz com que a mulher do século XXI assimile até um estilo duro de viver, mostra-se, além de dura, agressiva. Faz o estilo “mandão”. Leva consigo um peso desnecessário de autoritarismo. Em contraste com a mulher virtuosa do provérbio, tudo que ela realiza não é visando o bem dos seus, mas a satisfação de seu ego.
Para meditarmos: Temos cuidado com amor daqueles que Deus colocou em nossas mãos?

Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. (BATALHADORA)
Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. (BATALHADORA)
Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas. (BATALHADORA)
Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. (BATALHADORA)
Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. (BATALHADORA)
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. (BATALHADORA)
Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. (DILIGENTE) (BATALHADORA)
A mulher cristã sempre irá batalhar pelo bem de sua família e não seus próprios interesses.

A inversão de valores influenciou tragicamente a relação homem e mulher fazendo com que esses passassem de cooperadores a competidores. A busca pela igualdade fez com que a mulher perdesse sua identidade primária. Ao se posicionar competitiva, invariavelmente, vive no limite do estresse e, como resultado, perde a serenidade interior, algumas chegando até a perder o prazer de ser feminina.
Para meditarmos: Temos honrado nossa casa?

Diante deste quadro, o grande desafio da mulher cristã moderna é resgatar a sua feminilidade sem perder sua personalidade e seus valores. Quer seja no ambiente familiar, social ou eclesiástico, a mulher cristã moderna precisa exercer plenamente suas atribuições nas condições de mãe, esposa, membro da comunidade e da igreja. O cotidiano exige da mulher cada vez mais força e sabedoria para atuar na sociedade, no mercado de trabalho e, principalmente, para manter o equilíbrio em todas as áreas da sua vida. Não podemos nos esquecer da mulher guerreira que, no seu dia a dia, busca uma maneira sábia de compartilhar com seu esposo, mesmo quando ideias, conceitos e valores divergem da sua realidade cristã, mas ser mulher a qualifica, enaltece, enobrece e a torna indispensável em todos os contextos da vida. E elas entendem que mesmo diante de um cenário de diferenças é no ensinamento da Palavra de Deus que encontram o alicerce necessário para desempenhar cada um dos papéis a elas confiado. Ser mulher e expressar toda a sua feminilidade é cumprir o propósito pelo qual Deus a fez. Somente assim a mulher poderá experimentar plenamente a alegria e a satisfação de viver.
Acordar mãe, passar o dia como profissional, terminar o dia como mulher e esposa carinhosa, ou a graciosa namorada, são alguns dos belos papéis da mulher que com a graça de Deus tem a honra de desempenhar, portanto sigamos o conselho do apóstolo Paulo aos gálatas:

  E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9

 E assim ouviremos:

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade. Provérbios 31:30-31

 Deus abençoe todas as servas do Senhor espalhadas pelo mundo, em cujas mãos há uma missão grandiosa, em cujas vidas há uma grande capacidade de influenciar positivamente e em cujo ser há a honra de ser um vaso nãos mãos do oleiro!

Um comentário:

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)