sexta-feira, 29 de maio de 2009

危機:Crise (危 perigo e 機 oportunidade)


危機, que se pronuncia "KIKÍ" é o correspondente a "crise" na escrita chinesa bem como a japonesa.
"Crise" é representada por 2 ideogramas: 危e 機que juntos (危機) têm o significado de "Momento de grande perigo".
O primeiro (危) representa "perigo, lugar perigoso, momento de perigo".
O segundo (機) representa "oportunidade".
Por sua vez, o símbolo de oportunidade (機) é formado por árvore (木) que representa "estrutura", "organização" e trabalho (幾) que representa "ação"e "realização". Oportunidade é, portanto, a realização de um trabalho organizado, estruturado.
Em resumo, podemos entender a "crise" na visão oriental, como sendo o momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.

Vendo isso logo me lembrei de José, ele entendia muito bem de crise, passou aproximadamente 13 anos vivendo em crise, jogado em uma cisterna e vendido como escravo por seus irmãos por pura inveja. Sentiu na pele o que é estar em crise, mas como escravo experimentou a mão do Senhor atuando através de sua vida e agarrou a oportunidade de ser benção em meio a sua crise, pois entendeu que embora um escravo, estar ali na casa de Potifar era melhor do que na cisterna. Mas a historia não parou por aí, foi acusado de assédio sexual, e mesmo inocente foi jogado no calabouço, lá Deus o guardou e fez com que ele prosperasse se tornando auxiliar do carcereiro, creio que ele viu ali uma grande oportunidade de crescer e entendeu que embora prisioneiro, era melhor estar ali do que a mercê de uma mulher má. Lá ele interpretou o sonho de dois empregados de faraó e passados aproximadamente 2 anos ele foi levado à presença de faraó para interpretar um sonho que vinha o atormentando, Deus deu a ele a revelação e faraó o colocou como governador geral do Egito. Podemos aprender com esse jovem que independente das dificuldades, quando aceitamos a soberania de Deus, nos esforçaremos para tirar o melhor dos momentos que enfrentamos, e assim Deus irá nos impulsionar adiante rumo ao alvo por Ele proposto. Lembre se nesses momentos de crise peça graça a Deus e tire o "s" da palavra "crise" e será desafiado com a palavra que verá "crie". Que Deus te abençoe e te fortaleça!

Nenhum comentário: