terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo


"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmo 51.10)
Ano novo chegando... Época onde reavaliamos nossa vida, onde costumamos estabelecer metas e buscar orientação de Deus para que as mesmas sejam atingidas.
Mas para que isso ocorra é necessário que sejamos persistentes, que tenhamos fé e não venhamos esmorecer no meio do caminho.
Pois muitos encerram o ano com sentimentos de frustração por não ter atingido seus objetivos.
Existem sim circunstâncias que fogem de nosso controle, mas muitas vezes as coisas não acontecem por que nós mesmos nos esquecemos ou simplesmente abandonamos nossos sonhos no meio do caminho.

O ano se inicia. É tempo de planejar uma nova vida. Os projetos que não foram cumpridos no ano passados precisam ser reavaliados e, dependendo dessa avaliação uns retomados e outros deixados para trás.
Faça um exercício de planejamento:
- Liste em uma folha de papel todos os seus planos e objetivos que não foram alcançados no último ano.
- Ao lado de cada um desses planos / objetivos coloque as dificuldades que impediram o alcance, se você constatar que tal objetivo é de grande relevância para sua vida, liste também as possíveis soluções para o alcance desse.
- A seguir, comece a estabelecer os objetivos para esse ano, liste as possíveis dificuldades e oportunidades, bem como a estratégia a ser seguida para o alcance desses.
- Reveja periodicamente esses planos e reavalie sempre, traçando estratégias para alcançá-los.

Davi, o salmista e Rei de Israel, após ter passado por um grande trauma resultante de seu pecado, volta-se totalmente para Deus, pede perdão, sofre as conseqüências temporais do pecado, reavalia sua caminhada e decide continuar a caminhada de modo Íntegro diante de Deus.

Ele não buscou um culpado ou desculpas para o seu pecado, mas assumiu que foi ele mesmo quem pecou contra Deus e, por isso, busca a purificação que só Deus pode dar (vs.3-7).
Reconheça e confesse seus pecados, e busque o perdão e a purificação de Jesus, para iniciar este novo ano, livre das cargas e pesos que o pecado lança sobre os seus ombros. Lembre-se que Ele disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei".
Vale ressaltar que as resultantes de uma atitude como essa se manifestam cotidianamente na vida do crente sincero com um andar na presença do Espírito Santo (v.11), a alegria e espírito solidário (v.12) e um testemunho constante e multiforme da grandeza de Deus (v.13).

A vida bem sucedida de Davi É inquestionável, mas a maior virtude que pode ser destacada de sua vida é a sinceridade e retidão de seu coração para com Deus, por isso ele é mencionado como o homem segundo o coração de Deus.
Que nesse novo ano possamos ser homens, mulheres e crianças segundo o coração de Deus e que, semelhantemente a Davi, sejamos bem sucedidos em nossa caminhada para sermos "segundo o coração de Deus" com a definição dos projetos certos.

Nenhum comentário: