quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O QUE VOCÊ VAI DAR A JESUS NESTE NATAL?


“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. Mateus 2.11

A família de Jesus já não estava no estábulo, porque, depois do recenseamento, as pessoas que não moravam em Belém foram voltando para suas aldeias. Por isso, não deve ter sido difícil para a família encontrar uma casa para alugar.

E assim os sábios encontraram, depois de tanto esforço, em Belém, Aquele que eles procuravam o bebê com Maria, sua mãe. E lançando-se no chão o adoraram. Esta não é uma mesura diplomática diante de um rei qualquer. Aqueles viajantes estavam tomados de alegria e expressaram seus sentimentos em gestos de adoração.

E abrindo os seus tesouros ofereceram-lhe suas ofertas. O texto nos remete à Bíblia hebraica e ao costume de entregar ofertas a Deus. A expressão utilizada aqui para ofertas só aparece sete vezes no Novo Testamento e todas no sentido de oferta entregue a Deus. Sem dúvida, devemos entender que aqueles sábios terminaram sua peregrinação, entregando ao Messias presentes especiais.

Que presentes eram esses? Ouro, incenso e mirra. No Antigo Testamento, não há nenhum caso de um soberano que tenha sido presenteado com ouro, incenso, e mirra. A rainha de Sabá ofereceu a Salomão especiarias, pedras preciosas e ouro, conforme 1 Reis 10.2: “Ela chegou com um grande grupo de servidores e também com camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e uma grande quantidade de ouro”. Mas não sabemos que especiarias eram essas.

E Isaías [60.3 e 6] profetiza: “atraídos pela sua luz, Jerusalém, os povos do mundo virão; o brilho do seu novo dia fará com que os reis cheguem até você. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor”. Ou seja, ele vê camelos e dromedários vindos do golfo de Ácaba e do sul da Arábia, da região do Iêmen, com ofertas: ouro e incenso.

O incenso era produzido a partir de resinas aromáticas de certas árvores misturadas com especiarias. O incenso era queimado nas cerimônias de adoração a Deus, de manhã e à tarde no templo. Era um símbolo das orações que subiam para Deus. A mirra também era uma resina, tirada de uma pequena árvore do Oriente Médio, com a qual se fazia um perfume agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante.

Essas três ofertas mostram a importância da criança. O ouro foi apresentado ao Rei Menino como símbolo da realeza dele. O incenso como símbolo da sua divindade. E a mirra como símbolo dos sofrimentos que haveria de sofrer. As três ofertas nos falam de alguém que tem duas naturezas: é divino e humano. Vemos nesses presentes, o Cristo Senhor e Rei; o Cristo Sumo Sacerdote; e o Cristo Servo Sofredor.

Esses foram os presentes que o Menino Deus recebeu naquele primeiro natal. E o que você dará a ele neste Natal? O ouro de suas posses e bens, em reconhecimento de que Ele é Senhor e Rei da sua vida? O incenso de sua adoração mais sincera, em reconhecimento de que Ele é o Sumo Sacerdote, único e eterno, que intercede por você junto ao Pai? A mirra da entrega de suas dores e sofrimentos humanos, em reconhecimento de que Ele sim é o Servo Sofredor, que morreu em seu lugar?

Ore... E neste Natal entregue-se ao Senhor seu Deus!


Texto de Pr. Jorge Pinheiro dos Santos

Nenhum comentário: