sábado, 20 de novembro de 2010

Hermenêutica




A hermenêutica é a arte ou ciência de interpretar a Bíblia, ela é muito importante para o cristão, pois sendo a Bíblia a revelação escrita de Deus aos homens, ela é a nossa regra de fé e conduta, entretanto para que possamos aplica-la em nossa vida é necessário compreender o que nela está escrito.

Muitos ao lerem o texto bíblico acham difícil compreendê-lo, pensam que isto é um privilégio de teólogos e estudiosos, porém todo cristão pode e deve estuda-la, e para isso existem princípios que nos ajudarão nesta tarefa. Uma das dificuldades se deve ao fato das Escrituras terem sido escritas em uma época, língua e contexto cultural e histórico diferente do nosso.

Felizmente a hermenêutica nos provê princípios e normas que nos ajudam na interpretação do texto bíblico, através dela aprendemos, por exemplo, que existem regras corretas para interpretação, que não existe mais de uma interpretação, e que por isso não podemos torcer o texto para que ele se encaixe em nossos conceitos preconcebidos.
Entendendo o texto podemos aplicá-lo corretamente, evitando as heresias que se originam de interpretações distorcidas da Palavra. Contudo a Bíblia não é um simples livro, mas a revelação de Deus, por isso além da hermenêutica e de outras ferramentas que nos ajudam na interpretação, necessitamos também do auxilio do Espírito Santo, Ele é o interprete por excelência.

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás" Josué 1.8

Nenhum comentário: