domingo, 2 de janeiro de 2011

Bíblia



Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para realizar toda boa obra. (II Tm. 3:15-17)

O vocábulo Bíblia quer dizer Livros, ou seja, coleção de livros, ela não é um, livro qualquer, mas o registro escrito da revelação de Deus aos homens.
A Bíblia é um livro fascinante, ela é conhecida também como “O Livro”, “As Escrituras” e “A Palavra de Deus”.

Através dela não somente tomamos conhecimento do que Deus fez por nós, mas também de sua vontade para nossas vidas. Sua leitura produz fé e salvação; alimenta-nos espiritualmente; impede-nos de pecar; nos guia dando luz e entendimento; sonda-nos e limpa, por isso ela é única como base de autoridade, fé e conduta.
A Bíblia é a revelação de Deus aos homens, Deus usou pessoas que inspirados pelo Espírito Santo que escreveram somente o que lhes fora revelado. Essa inspiração não é uma espécie de “transe” onde a pessoa sai fora de si e não sabe o que está fazendo, o homem não foi usado como máquina de escrever, ou praticou algo como “psicografia”, o homem foi usado de forma consciente e mesmo mostrando seu estilo peculiar de escrever, foram usados por Deus para revelar a vontade divina para nós e não suas próprias opiniões.

Deus é o autor, Jesus é o tema e o Espírito Santo o intérprete.
A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, sendo que dentre os quais, encontravam-se profetas, reis, sacerdotes, criadores de gado, pescadores e até cobrador de impostos.
Foi escrita em 2 idiomas (hebraico e grego), durante um período de aproximadamente 1500 anos, mas em um só livro, único e com harmonia e unidade.

A Bíblia se divide em 2 partes, o Antigo Testamento (A.T.): 39 livros (de Gênesis a Malaquias) e o Novo Testamento (N.T.): 27 livros (de Mateus a Apocalipse). Os livros são divididos em capítulos e versículos, chamados de referências. Ex. Jo. 3:16 – Livro de João, Capítulo 3, Versículo 16

O Tema central da Bíblia é Jesus Cristo em diversas fases:
• Preparação: O A.T. prepara a vinda de Cristo;
• Manifestação: Os Evangelhos mostram o ministério público de Jesus;
• Propagação: Atos é a propagação de Cristo através da igreja primitiva;
• Explanação: As Epístolas (cartas) são a explanação dos ensinos e doutrinas;
• Consumação: Apocalipse trata da consumação (fim) de todas as coisas.

Muitos duvidam da autenticidade da Bíblia, alguns dizem serem histórias inventadas, outros contestam que os lugares em fatos narrados nem mesmo existiram, porém a arqueologia comprovou em muito a historicidade bíblica. Dezenas de lugares e fatos anteriormente contestados por críticos céticos foram mais do que comprovados pela pesquisa arqueológica. A arqueologia trouxe muita luz sobre a preservação da Bíblia. Centenas de manuscritos confirmaram que o texto bíblico foi mais preservado que qualquer outro documento antigo da humanidade. Os Manuscritos do Mar Morto são a maior prova disso.

Um comentário:

taninhamay disse...

Bíblia é a Palavra Viva de Deus para todos nós!
"No mundo inteiro milhares de pessoas buscam a verdade,a felicidade para alimentar e dar sentido a suas almas,esta verdade encontraste na forma de Jesus Cristo que deixou gravada suas promessas e amor para que através delas pudesse meditar e descansar,cada palavra foi escrita pensando em ti para que nunca mais esteja sozinha..."
Hj entendo perfeitamente o significado de cada palavra dessa dedicatoria que meu pai na fé me escreveu quando me deu a minha 1ª Bíblia,que aliás essa pessoa é meu amado marido...rsss...
e hoje posso dizer,através da Bíblia,da Palavra do Nosso Deus conheci e ganhei a verdadeira liberdade,alegria e amor!!
Paz a todos!!