domingo, 15 de abril de 2012

A Igreja é o Edifício de Deus



Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Efésios 2:19-22


Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus, eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo - 1Pedro 2.4-5

Outra figura da igreja que a Bíblia apresenta é um edifício, que está sendo construído da seguinte forma:

1. O ALICERCE
Toda construção é formada sobre um lugar forte e firme, que chamamos de alicerce. É a base para que o edifício que se formar não caia e possa resistir a todas as intempéries.

Na comparação da igreja, temos dois componentes dessa alicerce:

a. Cristo, a pedra angular
Jesus Cristo é a pedra de base sobre a qual a igreja, como edifício de Deus é formada. Não existe outro fundamento, somente Cristo. Ele é o alicerce, por que é a Rocha firme, a pedra de esquina, que é colocada para que a base não se abale.

Que benção saber que a igreja está colocada sobre uma rocha firme e eterna

b. Fundamentos dos apóstolos e profetas
Sobre a pedra básica vem o fundamento dos apóstolos e profetas. Os apóstolos receberam o ensino básico do Senhor Jesus, e foram responsabilizado de passar adiante esses princípios. Os profetas foram aqueles que trouxeram todas as revelações e promessas de Deus descritas no Antigo Testamento.

2. OS MEMBROS DA IGREJA SÃO AS PEDRAS VIVAS
Sobre o alicerce, são colocadas as pedras de que formam o edifício. O apóstolo Pedro chama os membros da igreja de pedras vivas, que são ligados por uma argamassa muito especial, composta pela unidade do Espírito Santo e o amor de Deus.

Este edifício está sendo formado a cada momento que uma pessoa reconhece seu pecado, se arrepende e recebe a Cristo como Salvador e Senhor.

Que linda figura a do Edifício de Deus, que mostra nossa base em Cristo, na Palavra de Deus, e nossa unidade como pedras ligadas às demais pedras.

Portanto, uma pedra viva não pode ficar brigando com outra pedra viva, nem saindo da igreja por causa de coisas simples e irrelevantes. Como pedras vivas, devemos nos basear sempre no Senhor e sua Palavra e viver em unidade com outros cristãos.

MOTIVOS DE ORAÇÃO
1. Ore para que sua igreja esteja edificada em Cristo e sua Palavra.
2. Ore para que cada cristão esteja unido a outros, formando o edifício de Deus
3. Ore para que as igrejas cresçam em número e espiritualidade

ORE PELA ECONOMIA DO JAPÃO
1. Ore para que o Japão se recupere do impacto causado pela tragédia e que haja mais oferta de emprego e condições para a permanência dos cristãos no país.