sábado, 14 de abril de 2012

A Igreja é o Corpo de Cristo.



A Bíblia apresenta diversas figuras que ilustram a igreja. Hoje veremos a igreja como o Corpo vivo de Cristo.
Esta é uma das figuras preferidas do apóstolo Paulo. A igreja sendo comparada ao corpo humano. Jesus Cristo é a cabeça, e todos os cristãos são membros ou partes deste corpo. Veja o que diz:

1-JESUS É A CABEÇA.

E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 1:22-23


O líder da igreja é o Senhor Jesus Cristo. Deus o colocou como cabeça, Aquele que dá as ordens, e a igreja obedece ao seu comendo. Ele continua dirigindo sua igreja por meio da presença obedece ao seu comendo. Ele continua dirigindo sua igreja por meio da presença do Espírito Santo que Ele mesmo prometeu e deu à igreja.

2-OS CRISTÃOS SÃO OS MEMBROS.

Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1 Coríntios 12:27


Todo aquele que creu em Cristo, entregando sua vida a Ele, e teve uma experiência pessoal chamada de “novo nascimento”, tornou-se membro do Corpo de Cristo. Foi ligado espiritualmente e este corpo, e agora está sob o comando do cabeça, Cristo, e unido a outros membros, formando o Corpo. A realidade é tão profunda que a Bíblia diz que somos “membros uns dos outros”.

“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” - Romanos 12:4 e 5.

Infelizmente, há muitas pessoas que simplesmente frequentam um culto numa igreja, entram e saem da mesma forma, e não têm qualquer relacionamento com outras pessoas. É tempo de aprendermos o que significa ser membros uns dos outros. Há uma implicação muito profunda em ser um cristão verdadeiro. Além de obediência com outros cristãos.

3-FORMAM UM SÓ CORPO.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Efésios 4:15-16


A Bíblia deixa claro que cada cristão é membro do corpo de Cristo: Notem que fala do corpo e diz que deve estar bem ajustado, e consolidado, ligado pelas juntas, e trabalhado em cooperação.

Se você afirma ser um cristão, deve fazer parte de um grupo, onde você tenha o senso de pertencer, e saber que está ligado a outros cristãos formando um só corpo. Não há espaço para o individualismo na igreja de Cristo. Não há como ser um cristão isolado de outros. A igreja de Cristo é importantíssima.

4-ESTE CORPO CRESCE.

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Efésios 4:12


Vejam que o corpo de Cristo está constantemente em edificação. Esta crescimento é tanto numérico quanto também espiritual.

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Efésios 4:16


Assim como um bebezinho nasce e começa um processo de crescimento até formar uma pessoa completa, o Corpo de Cristo também está neste processo de crescimento. À medida que a igreja vai evangelizando, enviando missionários, trazendo outros para fazer parte do Corpo de Cristo, há um crescimento. Você faz parte do Corpo de Cristo? Tem sido edificado espiritualmente? Está edificando outros também? Está ajudando no crescimento do Corpo de Cristo?

MOTIVOS DE ORAÇÃO
1- Ore para que os cristãos entendam que são membros do Corpo de Cristo e têm uma função.
2- Ore ara que o Espírito Santo opere em cada cristão para que faça sua parte no Corpo de Cristo.
3-Ore pelo crescimento das igrejas em nossa pátria.

ORE PELAS RELAÇÕES EXTERIORES
O relacionamento oficial do Brasil com outras nações é da responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, sob a orientação do presidente da República. O Brasil tem uma história brilhante nas relações exteriores, contudo, nos últimos anos, a ambição por vaga no Conselho de Segurança da ONU, apoio equivocado ao populismo e descompassada agressividade da Organização Mundial do Comércio, criaram confusão e submeteram o país ao constrangimento.

1- Ore pelo ministro das relações exteriores, pelos embaixadores e representantes em outros países e organismos internacionais.
2- Ore por turismo sadio e pelos grandes eventos esportivos atraídos para o país, especialmente pela Copa 2014.
3- Ore pela Coalizão Brasileira de Ministérios Esportivos e pelo projeto “Jogue Limpo” na Copa 2014. Ore por uma grande colheita.
4- Ore pela manutenção de uma boa relação entre o Brasil e o Japão para que as portas permaneçam sempre abertas para brasileiros especialmente cristãos.