domingo, 10 de fevereiro de 2013

CONSAGRAÇÃO E AÇÃO


Atos 1.8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”.

  INTRODUÇÃO O Senhor Jesus prometeu a presença do Espírito Santo em nossas vidas, para que sejamos suas testemunhas. Portanto hoje vamos aprender como testemunhar de Cristo, através da nossa Consagração e ações na vida diária.


  1. Somos Testemunhas. Testemunha é uma pessoa que assiste a determinado fato contestado, ou dele tem conhecimento, e é chamada a depor sobre o que souber a respeito desse fato. Portanto, ser testemunha de Cristo é dizer a outros o que Ele fez e está fazendo em nossas vidas. Isto implica em ter um relacionamento pessoal com Ele, e então, dizer a outros o quanto é boa a vida cristã.

  2. Somos chamados e separados por Jesus para dar fruto. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15.16 (NVI) A primeira verdade deste verso, é que somos escolhidos de Deus. Que grande privilegio saber que Ele nos escolheu. Mas notem bem que Ele nos escolhe com um propósito, que é dar fruto, e fruto que permaneça. Por isso vamos nos concentrar em duas palavras: Consagração e Ação.


  CONSAGRAÇÃO – A Vida no Altar.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.1-2
 No Antigo Testamento o povo de Deus sempre oferecia sacrifícios sobre um altar. Estes sacrifícios tinham o propósito de agradecer a Deus e também de pedir perdão pelos pecados. O Altar também era usado como marco de algo extraordinário que Deus fez em favor do seu povo.
 No Novo Testamento não há mais necessidade de se oferecer sacrifício no altar, porque Jesus Cristo já fez o sacrifício final, o único que agradou e satisfez a justiça de Deus. Assim como Cristo se entregou no altar, para cumprir a vontade de Deus, nós também devemos seguir os seus passos, entregando nossas vidas no altar de Deus. O Texto está dizendo que devemos oferecer nossas vidas em sacrifício a Deus. A diferença em relação aos sacrifícios do Antigo Testamento é que aqueles sacrifícios eram mortos no altar, e a Bíblia nos está exortando a oferecermos um sacrifício vivo.
O que aprendemos aqui é que a nossa vida toda deve estar no altar, mas não morta e sim bem viva, com a vida de Cristo em nós para o serviço de Deus. Ele conta comigo e com você e espera que seus filhos façam a Sua vontade. Jesus Cristo nos chama para sermos suas testemunhas, portanto nossa vida deve estar disponível em suas mãos.
 Quando você coloca a vida no altar, começa experimentar o descanso de uma vida entregue nas mãos de Deus. Não somente isto, mas verá Deus usar sua vida como nunca antes, e ficará surpreso de ver Deus usando você para abençoar outras vidas. Faça agora mesmo uma entrega total de tudo que você é e tudo que você tem no altar de Deus.


  AÇÃO “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.” Lucas 8.39 Este é o final da historia de um homem que estava endemoninhado e foi liberto pelo Senhor Jesus Cristo. Foi um sinal muito forte, porque toda a cidade conhecia a situação daquele homem, que vivia nos sepulcros e andava nu. Veja que depois que o homem foi liberto, já vestido e em pleno juízo, Jesus lhe da uma ordem: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti”. Esta ordem deve ser aplicada a todos aqueles que foram libertos por Jesus Cristo. Talvez você não estivesse endemoninhado, mas estava sob as influencias do maligno em sua vida. Agora, liberto e salvo por Cristo, deve contar a todos o que Deus lhe fez. Todo crente é alguém que saiu das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, portanto tem a responsabilidade de comunicar a outros que há perdão e libertação em Cristo. Nós devemos entender a doutrina bíblica da salvação em Cristo, conhecer o plano da redenção de Deus, e comunicar as verdades às pessoas do nosso relacionamento, pois a nossa experiência pessoal tem um grande peso quando transmitimos a mensagem. Devemos notar também que o texto fala que “Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.” Notem aqui duas coisas: a Primeira que ele anunciou na cidade inteira; Segundo, a mensagem era o quanto Jesus tinha feito por ele. Isto mostra a importância do nosso testemunho pessoal.


  COMO APRESENTAR SEU TESTEMUNHO. O nosso testemunho pessoal deve conter três pontos básicos:
  1. Como era minha vida sem Cristo. Você não precisa entrar em detalhes da sua vida passada, mas comunicar o vazio que havia em seu coração, a falta de paz, os temores e incertezas de uma vida sem Cristo.

  2. Como eu recebi Cristo em minha vida. Você deve comunicar quem, como e quando recebeu a mensagem do evangelho. Importante falar da convicção de pecado, do arrependimento, e da decisão de crer em Cristo.

  3. Como é agora minha vida com Cristo. É importante ser realista e não transmitir uma mensagem irreal. Fale da paz, das certezas, do seu crescimento espiritual, mas fale também das dificuldades e lutas. Não transmita uma mensagem de que agora não haverá mais problemas. Mas fale que os problemas são instrumentos de Deus para o nosso crescimento espiritual e também uma oportunidade para experimentar milagres de Deus.


  CONCLUSÃO Todos nós somos chamados para ser testemunhas de Cristo. Portanto devemos colocar toda nossa vida no altar de Deus para que Ele nos use. Devemos dar o nosso testemunho pessoal, distribuir folhetos, dar Bíblias de presente, convidar pessoas para grupos de estudos bíblicos, convidar para ir conosco a igreja, etc.

(Mensagem extraída do Site 40 dias de Jejum e oração)

Nenhum comentário: