domingo, 24 de fevereiro de 2013

JUDEIA NOSSO ESTADO

 

  “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”. Atos 1.8 

O Mapa da Palestina nos tempos de Jesus deixa bem claro que havia cinco províncias: - Judeia, Samaria, Galileia, Pereia e Decápolis. Quando se refere a uma concentração de cidades, a Bíblia não se refere a Estados ou Províncias, mas usa o termo “regiões”. No contexto bíblico geográfico fica bem claro que há um paralelo entre as regiões bíblicas e o que conhecemos como Estados da nossa nação. A cidade de Jerusalém era a capital da província da Judeia. Para nosso entendimento e definição de estratégia devemos determinar que a nossa Judeia é o nosso Estado. Tanto Jesus como o Apóstolo Paulo procuravam alcançar toda a região, de cidade em cidade.


  I - EXEMPLO DE JESUS 
“Depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galileia.” Mateus 11:1(NVI)

  Jesus instruía os seus discípulos. 
Devemos ensinar aos discípulos os princípios básicos da Palavra de Deus, mas também ensinar-lhes a visão e motivar-lhes a colocar em pratica. O texto diz que Jesus ensinou os doze e em seguida partiu dali para ensinar e pregar nas cidades da região.

  Jesus vivia o que ensinava. Jesus nas instruções aos seus discípulos comunicou que o evangelho deveria ser pregado em todos os lugares, e Ele deu exemplo indo para as cidades da região.

  Jesus ministrava no poder do Espírito. “No poder do Espírito, Jesus voltou para a Galileia; e sua fama se espalhou por toda a região.” Lucas 4:14 (Almeida Século 21) O versículo diz que Jesus voltou para a região da Galileia, que tinha muitas cidades, no poder do Espírito. Se o Senhor Jesus tinha a unção do Espírito Santo, muito mais nós necessitamos desse poder para executar nosso trabalho. Notem o resultado: “sua fama se espalhou por toda a região”. Nós não devemos fazer o ministério para nossa fama, mas para que Jesus seja Senhor de muitas pessoas em todas as regiões e no mundo todo.


  II - EXEMPLO DE PAULO 
“E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.” Atos 13:49 “Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos.” Atos 18:23

  Ensinava os discípulos a divulgar a Palavra. O texto diz que no meio de perseguições e oposições de líderes religiosos, o próprio povo começava a divulgar a Palavra de Deus. O contexto deste verso mostra que os líderes judaicos estavam levantando grande oposição ao ministério de Paulo e Barnabé que eles decidiram então ir para os gentios o que trouxe grande alegria na cidade.

  Visitava sucessivamente as regiões. O texto diz que Paulo passava sucessivamente pela região da Galácia e da Frigia, de cidade em cidade, fortalecendo os discípulos. Paulo reconhecia que sozinho não poderia alcançar toda aquela região, por isso motivava seus discípulos a fazer a obra. Como precisamos aprender com Paulo a estabelecer lideres em cada cidade e motivá-los a cumprir o mandamento de Atos 1.8, desde a cidade até os confins da terra.


  III - ESTRATEGIAS PARA HOJE. 
Devemos fazer uma análise do nosso Estado, pesquisando quais cidades ainda não tem igrejas, nem o testemunho de cristãos, e onde há igrejas, analisando o potencial destas para plantar outras.

  Plantar igrejas nas cidades sem o evangelho. Busque informações sobre o seu Estado, para conhecer as cidades e lugarejos mais necessitados do evangelho.

  Igrejas maiores ajudando as menores. Existem igrejas que tem condições e recursos tanto financeiros como humanos para ajudar outras igrejas. Pense em alguma estratégia para fortalecer outras igrejas na sua região ou no seu Estado.

  Parcerias com agências missionárias. Procure saber se há agencias missionárias ou projetos denominacionais para alcançar todo o seu Estado e envolva-se.


  IV – CONCLUSÃO O Desafio de Deus para nossa igreja é que alcancemos nossa cidade e que também olhemos para o nosso Estado e ajudemos a plantar o maior numero possível de igrejas nas cidades, para a Gloria de Deus.

(Mensagem extraída do Site 40 dias de Jejum e oração)