domingo, 3 de março de 2013

JAPÃO, A NOSSA SAMARIA




“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos
confins da terra.”. Atos 1.8


I - INTRODUÇÃO
Nesta semana o nosso enfoque será o Japão. Olhando o mapa da
Palestina nos tempos de Cristo, verificamos que Samaria era uma região ao norte da Judeia  Não era um país, mas no estabelecimento da nossa estratégia podemos considerar o nosso país como a nossa Samaria.


II – JAPÃO, VOLTE-SE PARA DEUS!

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7:14

O Japão é um país milenar de tradição budista e xintoísta, o povo adora milhares de deuses e muitos veem Jesus como uma figura mítica, essa situação precisa mudar!

O versículo apresenta três atitudes que produzirão três bênçãos:


1.  As atitudes.

a.  Se o meu povo se humilhar.
A humilhação é uma atitude que expressa um sentimento de vergonha, fracasso e dependência de Deus. Somente teremos essa atitude, se dermos ouvidos à voz do Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. 

b.  Se o meu povo orar e me buscar.
Menos de meio por cento dos japoneses são cristãos e a realidade das poucas igrejas que existem é triste, pouquíssimos líderes têm visão de alcançar os perdidos, a maioria está acomodada com a média de 30 membros em sua comunidade, é necessário um despertamento para que as coisas mudem.


c.  Se o meu povo se converter dos seus maus caminhos.
Se dermos ouvidos à voz do Espírito Santo e começarmos a estudar sua Palavra, veremos o nosso mau caminho e nos arrependeremos e Deus transformará nossas vidas.

Por outro lado, o Japão, temos andado maus caminhos:
Imoralidade, idolatria, violência, suicídio, aborto, divorcio, etc.

É hora de uma volta para Deus, mas isto somente acontecerá se o povo de Deus, aquele que chama pelo nome de Deus, ser o primeiro a se arrepender e reconhecer que está longe de Deus.


2.  As Bênçãos:

a.  Deus ouvirá.
Deus promete que ouvirá nossa oração. O cristão quebrantado, e arrependido, que começa a buscar a Deus, terá esta certeza que o Senhor está ouvindo e responderá seu clamor.


b.  Deus perdoará.
Nosso Deus é misericordioso, compassivo, muito paciente e promete perdoar nossos pecados. Em I João 1.9 a Palavra diz: Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda injustiça. 


c.  Deus sarará a terra
O Japão está doente, por causa do seu distanciamento de Deus. Mas o texto mostra que Deus sara uma terra enferma, quando o seu povo o busca. 


3.  Precisamos pedir perdão a Deus pelos pecados da nossa nação. 
A Bíblia ensina que cada um dará contas de si mesmo a Deus. (Romanos 14.12) Mas a Bíblia também ensina que quando o pecado é nacional, como membros da nação temos a responsabilidade de nos humilharmos diante de Deus.
Na Bíblia encontramos diversas vezes pessoas pedindo perdão a Deus pelos pecados da nação. “A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de
Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti.” Daniel 9.7-8 Esta é uma forma de mostrar arrependimento e pedir a Deus que atue em favor de uma nação. 

Estamos jejuando e orando, e devemos nos arrepender diante de Deus e pedir que Ele perdoe e transforme a nossa pátria.


 CONCLUSÃO.
A igreja de Cristo é o agente transformador da sociedade e a nação brasileira precisa de muitas mudanças. Vamos pedir ao Espírito Santo que nos mostre a realidade espiritual da nossa Pátria, e vamos colocar em prática o versículo:
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7:14 

(Adaptado da mensagem extraída do Site 40 dias de Jejum e oração)