domingo, 5 de setembro de 2010

Casamento: Instituição Divina



Dando início a série de reflexões sobre a família na campanha de 40 dias de Jejum e oração em favor da família iremos falar da Família como Instituição Divina.

“Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e o corresponda” (Gênesis 2:18)

Em primeiro lugar devemos considerar que foi Deus quem instituiu a família. O homem não foi feito para viver sozinho. Deus criou o homem para viver em sociedade, e a base da sociedade é a família. 1. Deus estabeleceu princípios para a família, e é no casamento que está a base fundamental da vida em família. Deus estabeleceu o casamento como marco inicial de uma nova família.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.(Gênesis 2:24)

Em qualquer cultura ao redor do nosso planeta, encontraremos uma cerimônia especial de casamento e esta cerimônia sempre mostra dois princípios bíblicos:
No texto de Gn 2.24 podemos observar 3 princípios essenciais para o casamento

Deixar pai e mãe: mais do que sair de casa, deixar pai e mãe significa tornar-se independente, assumir a responsabilidade e disciplina de sua própria casa. É importante lembrar que Deus disse para “deixar” pai e mãe, não para “abandonar” pai e mãe. Ele não disse “parar de ouvir” pai e mãe. Deixar pai e mãe significa formar uma nova família, separar-se da dependência deles e constituir um novo lar. Este versículo jamais entrará em contradição com o mandamento de Deus, “Honra teu pai e a tua mãe”. Honra é para sempre. Respeito, consideração, contato, pedir conselhos, ouvir conselhos… é honra. Dependência, seja ela emocional, social, financeira ou a que for, é temporária. Biblicamente marcada para se encerrar no casamento. Quantos lares não teriam sido destruídos se esse princípio fosse corretamente aplicado!

Unir-se: Os dois deixam a casa de seus pais e agora, dentro desta nova unidade familiar, sob a bênção de seus pais, da igreja e o testemunho da sociedade, têm a união legítima dos corpos. Deus preparou a relação sexual para o casamento, por isso a Bíblia é contra a relação sexual fora do casamento. Depois que eu me comprometo no casamento com alguém, eu me unirei a ele. Aqui está o lugar biblicamente ordenado, divinamente planejado, para o relacionamento sexual. Dentro do casamento.

Tornar-se uma só carne: O casamento é um compromisso sério, para a vida toda, portanto indissolúvel. Uma só carne, um só corpo. Para retirar algo do seu corpo, você só faz isso mediante uma cirurgia dolorosa e que muitas vezes deixa sequelas no seu corpo. Esta é a ilustração. O que está unido, não se pode separar. Se o fizer, muita dor e sequela se seguirão a isso.
A família foi feita para que o homem pudesse se relacionar. Se somos criados à imagem e semelhança de Deus, devemos então seguir o modelo de relacionamento divino, expresso de forma perfeita a nós através da Trindade. Na Trindade, temos um exemplo de relacionamento harmônico, interdependente e indissolúvel.
Harmônico, porque Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo executam suas funções com harmonia e entendimento. Interdependente, porque cada um tem atividades e funções diferentes, mas operam dentro de uma interdependência. Indissolúvel, porque a Trindade nunca poderá ser dissolvida.

O que Deus uniu ninguém separe. Na união sexual, homem e mulher formam uma só carne, e ninguém poderá separá-los.
O plano original de Deus é casamento para toda a vida. A entrada do pecado no mundo, no Jardim do Éden, e com ele a quebra dos valores fundamentais para a vida em sociedade, é a razão dos conflitos no casamento que provocam o divórcio.

A única exceção que Jesus abre para o divórcio é a infidelidade sexual. Mesmo assim Jesus ensina o princípio do perdão, reconciliação e restauração, o que mostra que o divórcio somente poderá acontecer em casos extremos.

Devemos orar e desejar ardentemente alcançar um relacionamento familiar que seja:
Harmônico, no qual cada um procura entender e ser flexível, indo totalmente contra a maré dos relacionamentos egoístas hoje tão pregados em nossa sociedade.
Interdependente, porque embora cada um tenha papéis e funções diferentes dentro da família, um precisa do outro, um depende do outro.
Indissolúvel, porque pensando especificamente na união do casamento, o casamento não pode ser dissolvido.

Que nosso Senhor nos ajude a pensar corretamente sobre família, sobre casamento, e colocar diante Dele as nossas famílias, os nossos casamentos (ou os nossos futuros casamentos e a vontade de construir uma nova família).
O Casamento tem sido atacado de diversas formas.
Não permita que a influência do mundo contamine seu casamento ou a sua concepção sobre o casamento.
Tome a decisão de conhecer e aplicar os princípios bíblicos sobre família em sua vida pessoal e no seu lar, para que sejamos espelho do relacionamento divino e do propósito para o qual ele criou a família!

Nenhum comentário: