sábado, 25 de setembro de 2010

Relacionamento Familiar



O tema desta quarta semana é: Relacionamento Familiar e o tema abordado no decorrer desta semana será justamente a relação familiar entre pais e filhos.

Os filhos são uma parte importantíssima da família. Portanto devemos entender o que a Palavra e Deus fala sobre a criação dos Filhos:


a.Filhos são herança do Senhor
b.Filhos são uma bênção não um peso.
c.Filhos alegram a casa.
d.Filhos são resultado do amor entre o casal.



Dia 14 de julho deste ano foi aprovada a lei contra a palmada, lei que vai totalmente contra os princípios bíblicos para uma educação eficaz.

Os filhos dessa lei infelizmente não terão quem lhes coloque limites, então a vida fará isso, antes porém vão causar muitos males a sociedade.

Lembro-me perfeitamente que quando criança, bastava um olhar de meus pais para entender que algo não estava certo e isso me lembra o texto que diz:
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.Pv 15.3.

Deus nos olha e espera que obedeçamos seus mandamentos, quando não o fazemos somos disciplinados porque Ele nos ama, se todos os filhos entendessem esse princípio as famílias teriam mais harmonia, mas infelizmente a sociedade moderna colabora para que os filhos se oponham aos pais e desprezem qualquer limite a eles imposto, isso tem trazido muitos problemas que afetarão a sociedade de uma forma drástica.

A Palavra do Senhor nos diz:
Disciplina o teu filho, e ele te dará descanso; dará delícias a tua alma. Provérbios 29.17

Somos ensinados ainda:
“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Provérbios 13:24.

Não existe paternidade feliz e responsável sem disciplina. Não existem filhos maduros e equilibrados sem correção.
Omitir-se diante do deslize do filho é “aborrecê-lo”. No original, a idéia é “odiá-lo”.
Assumir a missão divina de corrigir o filho é amá-lo. Amor e ódio são palavras extremamente fortes, mas estão presentes no tipo de educação que damos aos filhos.

Os pais que querem ver filhos felizes, precisam lançar mão da disciplina e precisam fazê-lo cedo. Definir valores, estabelecer limites, desenvolver virtudes e remover defeitos são parte da verdadeira disciplina, mas isto requer esforço.

Filhos precisam de educação e disciplina

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6.4

Filhos precisam de caráter e integridade.

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados.” Efésios 5.1

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8.29

O Padrão de Deus para seus filhos é bem elevado. Deus quer que sejamos seus imitadores e vivamos conforme a imagem de seu Filho Jesus Cristo.
O propósito de Deus é que sejamos como Jesus Cristo, que tenhamos seu caráter e que tenhamos o mesmo tipo de vida que ele teve.

CONCLUSÃO:
Agradeça a Deus por ser pai e mãe.
Conheça os princípios bíblicos sobre educação de filhos.
Peça a Deus que o encha com o Espírito Santo para educar seus filhos.


“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Pv 22.6

Nenhum comentário: