domingo, 10 de março de 2013

ATE OS CONFINS DA TERRA




Mateus 28.18-20 (Almeida Século 21)
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra. 
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; 
20 ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos. 


I – INTRODUÇÃO
A Bíblia ensina que Jesus Cristo é o cabeça da igreja. Isto indica que cada cristão deve obedecê-lo em tudo. O texto bíblico acima é conhecido como a Grande Comissão, ou seja, o grande mandamento que Jesus deu para os deus discípulos. Devemos obediência incondicional a Cristo, portanto vamos analisar o texto:

II – O PODER DE JESUS
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra. Jesus Cristo é Deus. Para fazer a obra da salvação e restauração das coisas, Ele teve que assumir temporariamente as limitações da encarnação. Mas no final, depois de ter feito a vontade do Pai, ele ressuscitou, e agora declara que tem toda autoridade, tanto no céu como na terra.  Ele habita em cada um de nós, portanto, o poder de Jesus Cristo se manifesta em nós e através de nos. Ele nos concede este poder, porque nós somos limitados e incapazes de fazer a sua obra aqui na terra. Quem faz a obra é Ele mesmo, através de nós.

III – O PLANO DE JESUS
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; 
20 ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos. 
O Senhor deixou bem claro, o que ele espera que seus discípulos façam:



1.  Façam discípulos.

Há pessoas que fazem distinção entre fazer discípulos e evangelizar.
Estudando a Palavra, vamos concluir que a evangelização é simplesmente o processo inicial de se fazer um discípulo. Discípulo é alguém que aprende do mestre e segue as pisadas do mestre. O que Cristo, o cabeça da igreja, espera é que sua igreja faça muitos discípulos.



2.  Batizem os discípulos.

O batismo é uma declaração publica do compromisso que o discípulo fez com o seu mestre. O verdadeiro discípulo de Cristo quer cumprir com as Escrituras. O próprio Senhor Jesus foi batizado para cumprir as Escrituras. 



3.  Ensinem os discípulos

Obediência é característica natural da pessoa que nasceu de novo e tem a presença de Cristo em sua vida. Jesus afirma que devemos ensinar os discípulos a obedecerem tudo o que Ele mandou. Esta obediência é incondicional, ou seja, nada, ninguém e nenhuma circunstância poderão nos levar a desobedecer aos princípios que Jesus ensina em sua Palavra. 

Aqui existe um fator multiplicador de discípulos. Ele mandou fazer discípulos que obedeçam à ordem de fazer discípulos. Portanto todo discípulo obediente faz novos discípulos, que também obedecerão e faraó novos discípulos. 


IV – A PERSPECTIVA DE JESUS
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; 

No Dicionário Michaelis, uma das definições da palavra perspectiva é a seguinte: Modo de ver baseado em dados conhecidos. A perspectiva de Jesus em relação ao mundo é que todas as nações tenham seus discípulos.
O verso diz: fazei discípulos de todas as nações. A palavra que Ele utiliza para nações, no original Grego é “ethne” que é a raiz da palavra etnia que significa uma raça com suas características. Portanto Cristo quer ver discípulos em todos os grupos étnicos que habitam o nosso planeta.


É muito importante ter uma visão da realidade do cristianismo hoje:

1.  O Mundo hoje
Cristãos ......................................................   2.230.000.000
Muçulmanos ...............................................   1.600.000.000
Hindus ........................................................      960.000.000
Sem Religião ..............................................      940.000.000
Budistas ......................................................      450.000.000
Religiões Chinesas .....................................      410.000.000
Religiões Étnicas ........................................      210.000.000
Outros .........................................................      200.000.000
Total ............................................................   7.000.000.000

(Extraído do livro “Operação Mundo” de Jason Mandryk dados atualizados com
base no índice de crescimento apontado no livro)

No item cristãos nos dados acima estão incluídos todas as linhas do cristianismo. Usando o livro como base, o total de evangélicos (protestantes, independentes, sem filiação a uma igreja e outros) é de 1.040.000.000. Claro que as estatísticas não são precisas nas suas conclusões, porém dão mostra de uma situação. Podemos dizer que há aproximadamente 1.100.000.000 de cristãos verdadeiros e 1.130.000.000 de cristãos nominais.

2.  Presença Evangélica no Mundo

CONTINENTE  POPULAÇÃO CRISTÃOS EVANGÉLICOS      %
África   1.060.000.000  385.000.000  36,3
Ásia   4.205.000.000  255.000.000  6,0
Europa   733.000.000  38.000.000  5,2
América do Norte   352.000.000  180.000.000  51,0
América Latina e Caribe   650.000.000  282.000.000  43,0
TOTAL  7.000.000.000  1.140.000.000  16,3

“Operação Mundo”, Jason Mandryk, Editora Bíblica 7ª. Edição, 2010 (dados atualizados pelo autor.)


V – A PRESENÇA DE JESUS
20 ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos. 

Jesus Cristo prometeu que estará conosco, todos os dias até o final dos tempos. Que tremenda promessa! Nós não estamos trabalhando a toa, nem perdendo nosso tempo, mas estamos cooperando com Deus na construção do seu Reino aqui na terra. 
Já aprendemos que Jesus Cristo tem todo poder no céu e na terra, e agora ele promete que estará conosco sempre. Isto quer dizer que o Deus criador, controlador e sustentador de todas as coisas, habita em cada um dos seus discípulos. A presença de Cristo em nós nos da autoridade e poder para fazermos outros discípulos.

VI - CONCLUSÃO:

A igreja de Cristo tem a responsabilidade de fazer discípulos, e ensina-los a fazer outros discípulos. Esta é uma obra de Deus, e Ele a fará através de nós.
Somos simplesmente os servos e instrumentos pelos quais Ele executará sua vontade. 

(Mensagem extraída do Site 40 dias de Jejum e oração)